JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ – O MEIO DE ENTRAR NO REPOUSODO DES DEUS

24-01-2018 21:17

JESUS E SUPERIOR A JOSUE O MEIO D ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS.doc (111616 - Em dooc

 

 

Introdução

O estudo do capitulo 4 inicia falando do que deixaram a promessa de entrar no repouso ou descanso; esse descanso entendido pelos interprete é entendido como, entrar na nova aliança.

Assim, a conquista de Canaã por Josué e retratada pelo autor de aos Hebreus, como um tipo de Canaã Celestial (EX. 3.8; Js. 1. 2,3)

Assim como na jornada do Êxodo muitos ficaram pelo caminho devido a incredulidade e desobediência, o povo Hebreu da primeira era estava incorrendo no mesmo erro.

Desta forma o escritor da epistola chama a atenção para atentar à volta para a corrida completa e completar o percurso, entrando no descanso de Deus pela observação da palavra e obediência a mesma.

 

I. Jesus proveu uma mensagem superior a de Josué

1. Uma mensagem que deve ser recebida pela fé

O escritor chama atenção dos seus compatriotas para uma mensagem que já havia sido pregado, assim como nos dias de Josué.


Como nos livraremos se desconsiderarmos tão grande salvação? Esta salvação, tendo sido proclamada pelo Senhor, foi depois confirmada a nós pelos que a ouvira”. (Hb 2:3 - KJA - King James Atualizada)

Por causa de atentarem para a mensagem de Josué ou da antiga aliança, muitos ficaram de fora e não alcançaram a promessa.

A mesma palavra pregada aos hebreus também havia sido anunciada na antiga aliança, mas não estava misturada com fé. Essa é a grande diferença para alcança o repouso superior a de Josué.

 

1.1. Uma revelação superior – embora que a finalidade da mensagem da antiga aliança era entrar no repouso da terra prometida, o entanto era ela parcial no sentido espiritual em relação mensagem da cruz proclamada e confirmada por Cristo.

 

2. Uma mensagem que fundamenta na obediência

A alguns que primeiro foi regado as boas novas, não entram no repouso por causa da desobediência:

“Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência”, (Hb. 4.6)

 

2.1. Desobediência: Manifestação ativa da incredulidade

A incredulidade não é ação de ímpios, mas de pessoas conhecedoras de uma verdade.

 

2.2. Ímpio Conceito e significado

Ímpio significa desumano, desnaturado, insensível. É aquela pessoa que não tem piedade, que age cruelmente, por ser ignorante a determinados princípios. (Dicionário on line https://www.significados.com.br/impio)

 

2.3. Resultado da mensagem: A mensagem de Deus só tem aproveito quando acompanhada de pela obediência.

 

2. Uma mensagem que conduz a contrição:

 

Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações” (Hb. 4.7)

 

Assim como muitos israelitas não havia entrado no repouso de Deus, na terra prometida, Davi, longos anos depois de Josué, havia lidera os israelitas a ingressar na terra, advertia sua geração para não endurecer seu coração afim de que pudesse entrar no repouso de Deus. (O NOVO TESTAMNTO COMENTARIO BIBLICO, NO TESTAMENTO – Ed Central Gospel)

 

 Endurecido rem ideia de algo que já flexível o mole em tempo anterior que liga direto ao início de uma apostasia.

A mensagem só tem efeito se encontrar um coração contrito.

 

II. Jesus promoveu um descanso superior ao de Josué

1. Um descanso total

- O descanso em Canaã é um tipo símbolo do repouso espiritual que Deus promete a seu povo, em Cristo.

- Esse descanso espiritual é prefigurado pelo descanso sabático de Deus.

- Esse descanso espiritual, como aspecto do reino de Deus, envolve tanto a realidade presente quanto a esperança futura do povo de fé. (PETTER, Hugo M. Concordância grego Del Neuvo Testamento)

 

O descanso prometido aos hebreus através de Josué, foi incompleto. Josué conquistou em parte a terra prometido

“Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir”. (Js.13.1)

 

"cerca de noventa anos de idade" na estimativa da Cambridge Bible for Schools and Colleges.

[Joseph Benson estima que ele tinha 83 anos, enquanto Jamieson-Fausset-Brown defende que ele tinha "provavelmente mais de cem anos".

Josué viveu até os 110 (24:29)

 

 

2. Um descanso real

A conquista de Canaã era apenas um tipo do antítipo que é a Canaã Celestial da qual nós almejamos.

Se Josué conduziu o povo a terra e deixou ainda algo por fazer, Cristo entrou uma única vez no Santuário e efetuou uma eterna redenção.

Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. (Hb. 9:12)

 

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. (Hb. 9:15)

 

 

 

 

3. Um descanso eterno

 O descanso provido por Josué, foi incompleto e transitório.

Embora que Josué deu a provo a posse da terra, o descanso promovido por Jesus é eterno.

Resta ainda um repouso para o povo de Deus”. Hb. 4.9

 

III. Jesus promoveu uma orientação superior a de Josué

1.Uma palavra viva

A palavra anunciada é uma palavra viva porque foi anunciada pelo próprio Senhor Jesus.

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida” (Jo. 6.63)

 

2. Uma palavra penetrante eficaz

Eficaz porque produz resultado; ela gera de novo

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (1 Pe 1:23)

 

 

3. Uma palavra penetrante

Enquanto que a lei era apenas exterior em seus efeitos, a graça traz a palavra amais penetrante que espada dois gumes que penetra até a divisão da alma:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).

 

A palavra de Deus em poder para penetra até os recônditos seletos da alma. Ela não fica apenas na superfície ou exterior, ela sonda os segredos do coração.

 

Conclusão:

Josué conduziu o povo a Canaã terrena que era o repouso para os Hebreus, embora que temporário, mas era o cumprimento da promessa de Deus a Abraão, no entanto, Jesus é superior a Josué porque o descanso oferecido por ele é permanente e eterno.

Josué só conquistou em parte o repouso de Canaã; Cristo conquistou a vitória completa sobre a cruz. A lei apenas mediava entre o homem e Deus; em Cristo alçamos o livre acesso ao pai, porque o véu do tempo se rasgou.

E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. (Mc: 15:38)

 

Tenham todos boa aula.