O MUNDO VINDOURO

14-09-2017 22:03

O MUNDO VINDOURO.doc (186368)

 

Jaime Bergamim[1]

 

O MUNDO VINDOURO

Texto Ap 21.1-5

Introdução

O Mundo vindouro é parte da escatologia bíblica, uma doutrina da teologia sistemática.

Não lição de hoje vamos estudar o que vai acontecer após a vinda do Senhor Jesus em glória para estabelecer o milênio.

A palavra milênio é um termo aplicado aos mil anos de paz que ocorrerá após a Grande Tribulação e o Julgamento das nações. Assim, será estabelecido o milênio.

O termo milênio não se encontra nos retros sagrados da bíblia, é um termo latim Mille , “mil”, e annus, “anos”. Este termo está bem explicito em Ap. 20.1-17.

I. Sobre o Milênio

1. Descrição

Trata-se de um período em que a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as aguas cobrem o mar.

Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.[2]

 

Nesse tempo satanás estará pressionado no poço de abismo(ª) e a terra desfrutara de muita paz, e todas as coisas serão transformada.

(ª) O poço do abismo é atualmente lugar de prisão de alguns demônios, (Lc. 8,31), ele será o lugar do qual a besta subira (Ap.17.8). Assim, é adequado dizer que satanás ficará lá preso por mil anos.[3]

Uma nova ordem criada, será um reino de paz e Justiça;

Uma nova ordem mundial é estabelecida com a vitória dos santos e da igreja reinando com Cristo em seu Reino.[4]

 

E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.[5]

 

O Senhor Jesus se assentará no trono de Davi e reinará sobre toda a terra e Jerusalém será a sede de seu governo.

 (...) porque de Sião sairá a lei e de Jerusalém a palavrado do Senhor [6]

 

Na época do Antigo Testamento, só Israel subia ao monte Sião, mas na era do reino de Deus, todas as nações subiram ao templo de Gloria. [...] Então, Israel será apascentado outra vez, e as nações subirão a Sião. Os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, rei de toda a terra, fluirão a parti de Jerusalém como um néctar agradável e revigorante. [7]

 

Esse é o plano final do programa divino sobre o povo de Israel,

 

2. Sobre a ressurreição dos mortos

 

Haverá pelo menos quatro ressurreições ligado a tempo do arrebatamento em período distinto entre o arrebatamento e volta do Senhor Jesus para estabelecer o reino milenar.

Precisamos entender que no arrebatamento haverá três toques em três períodos distintos:

Ele "descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus" [8]

 

Cada um desses toques terá significados diferentes: Alarido é para a igreja, voz de arcanjo para Israel, e trombeta de Deus para as nações.

 

a. A primeira ressurreição foi a de Cristo, a primícias dos que dormem[9]

Ele próprio o primeiro, porque é necessário que Jesus sempre tenha a primazia. Segundo, se o primeiro homem ressuscita, os demais que andam em suas pisadas também ressuscitarão. Por fim, pelo fato de Cristo ser oferecido como sacrifício por todos na cruz, e também como a primícias da futura ressurreição, agora todos nós podemos nos fartar das dádivas do reino e da benção da vida eterna.

 

E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos” [10]

 

A problemática dessa primeira ressureição.

Os sepulcros de abriram quando Jesus deu o brado da vitória; diz que os sepulcros se abriram e muitos dos que dormiam ressuscitaram. A grande problemática é:

1. Eles não podem ter ressuscitado antes de Jesus, caso contrário Jesus não seria a primícias

2. O afirmam alguns teólogos: O fato desses santos terem ressuscitado antes de Jesus exclui automaticamente que tenham ressuscitado em ressurreição de vida eterna. Como nos demais milagres de ressurreição, eles voltaram a morrer. O fato deles terem sido visto na cidade prova que não eram corpos espirituais, mas sim carnal (uma incógnita) [11]

 

 

 

b. Segunda ressurreição

 

Essa segunda ressurreição se dará ao ressoar do alarido, um grito (ai vem o esposo). Nessa ressureição não estão incluídos os mártires da Grande Tribulação (pre-tribulacionistas).

 

c. A ressurreição das Duas Testemunhas

 

E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.[12]
 

 

a. Os Mártires da Grande Tribulação

 

Há Pelo menos dois pensamentos sobre a ressurreição dos mártires da Grande Tribulação.

 

  1. Ressuscitaram imediatamente sua morte [13]

 

- Primeira Posição:

 

Por causa do V.14 de Ap. 7, considerando a multidão de Ap.7.9-17 como contendo alguns que foram salvos durante esse período, e que tendo sido martirizado ou doutra maneira falecido, são imediatamente rebatados ao céu, um tanto segundo a mesma maneira como as duas testemunhas de Ap. 11.7-12. [14]

 

“Muitos dos que dormem”. Esta expressão pode se referir aos “mártires da grande tribulação que ressuscitarão” (Ap 7.14,15)”.

 

Como serão salvos e o que levará a essa conversão:

A resposta é que serão salvos justamente como foram antes do dia de Pentecostes. Durante o período da Grande Tribulação o Espirito Santo terá acesso ao mundo tanto como Ele teve antes do Pentecoste.[15]

 

- Segunda Posição

 

Ela se baseia nos versículos abaixo:

 

11 vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. ([16])

 

Essa segunda posição assegura na afirmativa do que não foram achados escritos no livro da vida onde deverá estar escrito os nomes daquele que foram martirizados ou morreram durante a grande tribulação e não foram julgados no tribunal de Cristo, bem como os dos mortos durantes o milênio.

 

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.[17]
 

Porém, temos outro problema:

 

 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

 

E foram dadas a umas compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.[18]

 

Qual a necessidade de guarda o restante que haviam de serem mortos? A ideia era para completar o restante para a ressureição, pelo menos pensam assim alguns teólogos.

 

As duas ressurreições. O texto de Daniel, versículo 1, nos informa um livro onde constam os nomes dos santos a ressuscitar para a vida eterna e dos ímpios para a vergonha e o desprezo eterno

 

 

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.[19]
 

O fato é que ressurreição dos mártires ainda é um segredo para a teologia e um mistério para os estudiosos.

II. Sobre o Juízo Final

1. Descrição

Também conhecido como juízo do trono branco. Nesse juiz, serão julgados todos o que não ressuscitaram no arrebatamento da igreja, mortos desde o Éden até o final do milênio.

Nesse tempo, no final do milênio, satanás será solto por um pequeno espaço de tempo para enganar aqueles que nasceram durante o período milenar que não conheceram a tentação. Em todos as dispensações Deus teve uma forma de provara a obediência do homem e não será diferente durante o milênio.

 

2. O julgamento

Há uma incógnita quanto as pessoas que estiverem vivas nessa ocasião, pois a bíblia não mencionar a esse respeito, mas apenas os mortos. Isso dá entender que todos quantos pecarem durante o milênio serão mortos devida a rebelião dos povos contra o domínio do Senhor. [20]

Todos quantos não foram achados seus nomes escrito no livro, serão lançados no lago de fogo.

3. Destino dos ímpios

Serão lançados no lago de fog ardente que é a segunda morte, preparado para o diabo e seus anjos:

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mt. 24.41)

 

Hades - Usado na septuaginta para traduzir o hebraico “sheol”, que quer dizer mundo invisível dos mortos:

Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. (Sl.9.17)

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;(Mt. 16.18)

 

Nesse lugar permanece os mortos sem Cristo aguardando o juízo final

E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. (Ap. 20.13,14)

 

É um lugar intermediário, onde aguardam a sentença final, para que sejam lançados no logo de fogo.

Geena – Conhecido pelo mundo judaico, onde os perdidos recebiam o castigo eterno – termo inferno usado pelo próprio Senhor Jesus

Geene no hebraico “vale de hinon. Era um vale sudoeste de Jerusalém, onde antigamente era praticado a adoração a Moloque (II Rs 23.10). Com o tempo o lugar passou a ser o monturo da cidade, onde havia fogo e queimava continuamente o lixo. Esse nome tornou símbolo de punição futura.[21]

 

III. Sobre a nova criação

1. Um ovo cu e uma nova terra´

Haverá um novo céu e uma nova terra que habita a justiça. Não será uma renovação como a “teoria do caus.”. Deus vai criar tudo novo, pois a figura principal da destruição das coisas criadas já foi aniquilado e pressionado para sempre; “satanás” o acusador de nossas almas.

Quando for instaurado o Grande Trono Branco, o céu e a terra vai fugir e não se achará lugar para eles, isto é devido a gloria daquele que se assenta sobre o trono. Nesse momento o céu e a terra vão desaparecer para dar lugar ao “novo”.

 

2. Nova Jerusalém

A nova Jerusalém será uma cidade ímpar, e não será a mesma a do milênio, pois essa desce do céu.

9 E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

11 E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

12 E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

13 Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.

14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

15 E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

16 E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

17 E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo.

18 E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

19 E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;

20 O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.

21 E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.

22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

V. 27 - E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. (Ap 21.9-21 e 27).

 

Assim entraremos para as eras da eternidade, onde Deus habitara com os homens.

Poderá surgir a seguinte pergunta quanto a eternidade: Serão humanos os habitantes da nova terra (eternidade)?

A resposta a essa pergunta merece muita cautela, pois existe muitas interpretações quanto ao assunto. Examine cuidadosamente o versículo 27 do texto abaixo, e tire algumas conclusões:

a. Haverá nações?

b. Quem serão essas nações?

c. Mas os habitantes serão somente aqueles cujo nomes estão escrito no livro da vida.

d. E os que viveram durante o milênio e não morreram e entraram para as eras eternas?

Se conseguirmos responder essas perguntas certamente teremos a resposta da pergunta individual.

Na verdade, não existe uma resposta pronta e clara, tudo que temos é por evidencias e intepretação por inferências a alguns textos bíblicos.

 

Não vi nenhum templo na cidade, porque o Senhor Deus Todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. 23 A cidade não precisa nem do sol nem da lua para iluminá-la, pois a glória de Deus a ilumina e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 As nações serão guiadas pela luz dessa lâmpada e os reis do mundo trarão a sua glória para a cidade. 25 As suas portas jamais se fecharão de dia e nela não haverá noite. 26 Das nações serão trazidas riqueza e glória para aquela cidade, 27 e nela jamais entrará nem coisa impura nem ninguém que faça coisas vergonhosas ou que seja mentiroso. Só entrarão aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida que pertence ao Cordeiro.

 

Considerações finais

O mundo vindouro, jamais será explicado por mente e linguagem humana, junca seremos capazes de compreender os mistérios que nos espera.

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. ( 1 Co 2:9).

 

 

Tenham todos uma boa aula

Ev. Jaime Bergamim

 



[1] Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia, Mestrado em Psicologia Pastoral, Pedagogo, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Aconselhamento Bíblico.

Evangelista Convencional.

[2] Is. 11.9

[3] Comentário bíblico do Novo Testamento – Ed Central Gospel, Pag. 794 parágrafo 10

[4] Comentário bíblico do Novo Testamento – Ed Central Gospel, Pag. 794 parágrafo 14

[5] (Rm 8.17)

[6]  Is. 2.3

[7] Comentário bíblico do Antigo Testamento – Ed Central Gospel, Pg. 1025

[8] 1 Ts 4:15-18

[9] I Co 15.20

[10]  Mt 27.50-53

[11]

Aquilo que se desconhece e procura saber

, segredo; enigma

 

[12] Ap 11:11,12

[13] Ap. 7.14

[14] Simomons, Thomas Paul – Teologia Sistemática, Pag 348 – compendio em PDF

[15] Simomons, Thomas Paul – Teologia Sistemática, Pag 348 – compendio em PDF

([16]) Ap. 20.11-15

[17]  Jo. 5.29

[18] Ap. 6.10-11

[19] Dn 12:2

[20] R.n. Champli,, Ph.D. – Enciclopédia de Teologia e Filosofia  - Vol. 01 Pag. 275 - Item“e”

[21] R.n. Champli,, Ph.D. – Enciclopédia de Teologia e Filosofia  - Vol 02 Pag. 872