SALVAÇÃO - O AMOR E A MISERICÓDIA DE DEUS

21-10-2017 13:08

SALVAÇÃO O AMOR E A MISERICORDIA DE DEUS.doc (109568)

Se preferir abra em arquivo DOC, que é o estudo é bem mais esquematizado

 

SALVAÇÃO – O AMOR E A MISERICÓDIA DE DEUS

 

Texto: I Jo. 13-19

 

Introdução

 

A misericórdia e o amor Deus são as duas dadiva que Deus estendeu ao mundo pedido, enquanto que a salvação é a obra do imenso amor de Deus. Esse fez com que Deus oferecesse seu único filho para morrer na cruz em favor dos homens.

Éramos as ovelhas destinadas para a matança.

Eu, pois, apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho. Tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas. (Zc. 11.7).

 

I. O Maravilho amor de Deus.

 

1. Deus é amor

 

O grande amor de Deus é superior ao amor de mãe, o amor de Deus é a própria natureza e essência de Deus.

Deus não nos amou na capacidade que temos para ama-lo. Deus nos amou primeiro

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. (I Jo. 4.19)

 

O amor de Deus é imensurável, ou seja, sem tamanho

Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.
Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava. (Os. 11.1-3).

 

O amo de Deus reflete a sua natureza, o que é próprio de uma pessoa. Cristo foi enviado para morrer morte vicária[1] por todos os homens.

Deus colocou Jesus para morrer no lugar dos homens, a expressão mais clara de vicária se encontra em Is. 53.4

 

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. (Is 53,4)

 

 

2. Um amor que não se pode conter

 

A expressão do amor no ato criação do homem como sua imagem e semelhança e depois ainda abençoou.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse (Gn 1.26-27 e 28ª).

O amor de Deus é amor na medida certa, não se pode aumentar ou diminuir, esse amor é terno

Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (I Tm 2.3-4).

 

Embora que o amor de Deus é incondicional, no entanto ele respeita o livre arbítrio do homem. As escolhas feitas pelo homem e por fim as consequências não é uma negligência do amor de Deus, mas consequência das escolhas pessoais.

 

3. A certeza do amor de Deus

Quando falei das escolhas própria do homem no item acima, estávamos falando das consequências pelas quais parece que o Deus vira as costas para o pecador parecendo que Deus se frustrou como nós quando nos frustramos com as pessoas, mas ao contrário são as nossas iniquidades que nos afasta do grande amor de Deus.

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. (Is. 59.12)

 

A partir do momento que homem que o homem reconhece seu estado, Deus está pronto a recebe-lo de volta

17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 19 Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar. (Sl. 51.17-19)

Todo esse ato de misericórdia, se baseia unicamente no objeto do amor de Deus para com o ser humano.

 

II. Um Deus misericordioso

 

1. O que é misericórdia

Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de:

  1. Miserere (ter compaixão)
  2.  Cordis (coração).

"Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.

Nesse sentido, Deus se compadeceu da miséria do homem, se colocou no lugar do homem.

A misericórdia de Deus é sem fim, do grego “eleos” que corresponde “hesed” do hebraico, o que excede o tempo.

O amor de Deus vem antes da fundação do mundo

 

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Ef.1:4).

 

O termo “hesed”, significa o que é eterno.

 

2. O Pai da misericórdia

Uma das mais belas histórias que reflete o amor de Deus e o que fez e faz por nós se encontra na história de Nínive retratada no livro de Jonas. Mediante a pregação ou mensagem de Jonas, o povo se arrependeu e ai Deus entra com a sua misericórdia:

10 E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; 11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? (Jn 4.10-11)

Deus conhece a nossa estrutura e Saber que somos pó

Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. (Sl 103.8-10)

 

14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. (Sl.103.14).

 

Se Deus é misericordioso, logo nós também precisamos exercer misericórdia para com o s semelhantes, mas ao contrário muitos esquecem do grande amor e misericórdia de Deus agem como quem que nunca recebeu o favor divino.

Precisamos entender que o amor que manifestamos ao próximo tem sua fonte em Deus, porque Deus é amor.

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (I Jo. 4: 7-8)

 

 

3. Misericordioso com o pecador

 

Deus não se cansa de Amor:

Certo teólogo diz que o sofrimento do amor é quando chegamos a ficar cansado de tanto amar, pois aqueles que precisam de nosso amor levam embora toda a nossa força de amar, e é exatamente por serem tão carente é que precisam mais de nosso abraço.

POMMERINING, CLAITON IVAN, CPAD, 1ª EDIÇÃO PAG 50)

 

III. Amor, bondade e compaixão na vida do salvo

 

1. Amor como adoração a Deus e 2. Amar ao próximo

 

A bíblia fala de levarmos as cargas um dos outros. Devemos demonstra na prática a grandeza do amor de Deus, amando com um amor serviçal e sacrificial a todos que estão a nossa volta independentemente de cor, raça, cultura ou posição social.

Essa é maneira mais grandiosa de demonstrar o verdadeiro discipulado cristão, amando um aos outros, como Cristo nos amou.

 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.  Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (Jo.13:34)

3. Amor como serviço diaconal

O serviço diaconal se refere a vida sacrificial a qual dedicamos a outro, e aquém está perto de nós.

Ao lavar os pés dos discípulos, ele afirmou que, como Ele havia agido e amor, todos nós deveríamos agir da mesma forma.

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o envio. Jo. 13:13-16

Nesse exemplo de grande amor, somo exortando a levar as cargas uns dos outros, alegrar com os que se alegram e chorar com o que os que choram:

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; 14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 16 Sedes unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. (Rm. 12:12-17).

 

 


 

Considerações Finais

O Cristo que conhece e entende o amor de Deus, reconhece como um pecador amado e alcançado por Ele, sempre manifestara em seu relacionamento esse grande amor.

A bíblia afirma que somos sal da terra e luz do mundo. Só seremos assim se o amor de Deus for manifesto em nós e refletir em nossos semelhantes. Amem

Tenham todos boa aula.

 



[1] Que substitui ou faz as vezes de outrem. = SUBSTITUTO