PROFETA MAIORES 3ª AULA - LIVRO DE LAMENTAÇÕES
O PROFETA MAIORES – 3ª LIÇÃO – LIVRO DE LAMENTAÇÕES
INTRODUÇÃO:
Já estudamos o livro de Jeremias na aula anterior, ma deixa me lembra: Livro de Jeremias foi escrito entre o 7º e 6º século antes de Cristo ou propriamente no VII século, enquanto que Lamentações foi escrito entre os século VI e V antes de Cristo. A bilbia scofiel afirma ter sido escrito no século VI a.C.
I. O que significa Lamentação, ou lamentar
Lamentação é o mesmo que cântico fúnebre. A língua portuguesa traduz do latim lamentum, que quer dizer o ato de chorar.
No hb indica senso interior de tristeza, lamentação bater no peito, rasgar, cortar.
O termo Gr. Thereneo, que significa “entristecer-se” e o Gr. “pentheo” significa “lamentar, levantar a voz ou chorar em vos alta”.
Em termos gerais, lamentação significa chorar pelos mortos.
DA LIÇÃO
Lamentação faz parte dos cinco rolos:
Rute
Ester
Eclesiastes
Cantares
Faz parte da terceira parte da Bíblia hebraica – os hagiógrafos, ou seja escritos sagrados:
Divisão da Bíblia hebraica: extra lição:
Lei – Que compreende o pentateuco
Profetas – Que compreende entre Josué e terminando em com I e II Reis e os profetas posteriores, de Isaias e Malaquias.
Escritos – São Salmos, Provérbios, Jó, Cantares de Salomão, Rute, Lamentação, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdra, Neemias, I e II Crônicas, totalizando treze livros ao todo.
As cinco lamentações
1º - A devastação de Jerusalém e o lamento do profeta, quando clamou a Deus com alma angustiada.
2º - Descreve a causa da devastação com resultado da ira de Deus
3º - Exorta a nação a lembrar que Deus e misericordioso
4º - Reitera os três capítulos anterior
5º - Após a confissão e necessidade misericórdia, Jeremias pede a Deus que restaure se povo.
Jeremias viu a cidade cair e povo sendo levado para a Babilônia. Ele fica sentado lamentando como alguém que chora pela morte de um ente querido.
Nome do livro
Originou se da primeira palavra do livro no original hb. Ekah – como, ou qnah – lamentação. Na nossa lição diz qnot – lamentação.
Segundo alguns autores, cada letra do livro foi escrito com uma lagrima, cada palavra com um pulsar do seu coração partido.
Na septuaginta o titulo do livro é “Cânticos fúnebres”
Na língua moderna européia e portuguesa quer dizer vem da vulgata latina, que é “clamor, choro ou lamentação.
Estrutura do livro
Escrito em forma de acróstico
Autoria e Data
Embora que o livra da idéia que Jeremias é o autor de todo esse material literaio.
No entanto alguns eruditos percebem certo estilo semelhante a Isaias do 40 a 46, isso leva pensar e mais de um autor do livro de Lamentações.
Outros pensar se alguém mais jovem que Jeremias que foi testemunha ocular das calamidades que abateu sobre Judá.
Data provável alem das já mencionada na introdução da lição, seria em cerca de 540 a.C.
Data improváveis fica por conta do período inter - bíblico nos anos 170-168 a.C. ou ate mesmo 63 a.C.
Outras evidencias, ver na própria lição.
Posição do cânon
Cânon – vara de medir
Colocado logo após o livro de Jeremias.
Na Bíblia hb. ele não encontrado entres os livros poético, mas ocupa posição entre os rolos festivos.
Cada um desse livros eram lidos em certas ocasiões.
Característica especial do livro
Cinco aspectos principal do livro:
- Poemas cheio de pesar – Lamentáveis condições de Jerusalém ( cap 1)
- Estrutura literária é inteiramente poética – nessas poesias são feitas as manifestações da ira de Deus ( Cap 2)
- Reconhecimento da Justiça de Deus (3) – somente ele retrata vividamente as emoções e sentimentos daqueles que realmente experimentaram as catástrofe desse povo.
- Reconhecimento da fidelidade de Deus (cap 4) – arrependimento e esperança de restauração.
- Não há citação dele no Novo Testamento, mas apenas algumas possíveis alusões - e trata-se da confiança da fidelidade de Deus.
O livro de Lamentação ante o Novo Testamento
A aplicação Cristológica de lamentações repousa sobre o sacrifício de Cristo, que leva-nos a refletir sobre o efeito do pecado e a certeza do juízo divino.
“ Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis te juntar como a galinha junta seus pintainhos......”.
Jesus chorou sobre a cidade ( Lc. 19.41).
2ª PARTE DA AULA
Semelhança Temática e Linguistica
A questão lingüista fica por conta forma como foi escrito o livro, de acordo com a forma da poesia hebraica.
Sendo Jeremias judeu nato, conhecia muito bem a arte da posias.
Essa forma poética, fazia necessário para facilita a memorização, até por que as tradições eram passadas oralmente de geração para geração.
Por isso que sempre inicia com uma letra do alfabeto hebraico, bem como as acentuações.
O livro é composto de cinco poemas:
Quatro poemas é de lutos – devido o cerco da cidade, a fome Etc.
O ultimo poemas é do capitulo 5 que não respeita a ordem alfabética, mas também é poesia de latis ma e sofrimento, onde o escritor busca a misericórdia divina para o povo e para a cidade Santa.
Nesses poemas, são expressos sentimentos de fé abalada, devido a crise que abateu sobre a Judá e a cidade.
Parece que aliança de Deus falhou para com seu povo. Porem quem fez que a aliança falhasse não foi Deus, mas o pecado do povo.
Os poemas de lamentações, não são de consolo, mas de lembrança de um misericordioso que excuta seu juízo não punitivo, mas corretivo para chamar o povo ao arrependimento.
A falsa segurança da eleição do povo Judeu, assegurava eles de que Deus nunca ia castiga-lo. Isso era um erro irreparável.
Tema principal do livro
Historicamente podemos afirma que existe dois temas especifico para o livro:
- Cumprimento das profecias de Jeremias referente a destruição de Jerusalém
- Aprece depois o tema secundário e pessoal do profeta que está no capitulo 1.12 e 1.18. “Vede a minha dor..”
Quando nos referimos aos cumprimentos das profecias, abre-se um espaço para compreendermos que: a palavra profética cumpri sem que passe um jota ou um til.
A Mensagem de Lamentação
Ela é um cântico fúnebre sobre a cidade de Jerusalém, cuja cântico, Jesus proferiu também em forma de lamente (Mt. 23.37-38)
- Jerusalém que mata os profetas
- Quantas vezes quis te ajuntar como a galinha ajunta seus......
- Eis que a vossa casa ficará deserta. Isso aconteceu no ano 70 d.C. quando o general Tito entrou na cidade e destruiu o templo e espalhou os Judeus pelo mundo inteiro. A Cidade realmente ficou deserta: sem hino, sem badeira.
Apêndice de Jeremias
O capitulo 52 de Jeremias da nos a entender que foi escrito depois da destruição de Jerusalém e povo levado para o cativeiro.
A septuageinte inicia lamentação de Jeremias com o capitulo 52 de Jeremias (ver texto do livro porfeta maiores pg 89 5ª edição Dez/2012).
Um acróstico alfabético
Já falamos sobre isso no item “semelhança temática e lingüística”.
Seu uso imediato
Possivelmente o livro deve ter sido escrito logo após o incêndio da cidade e o povo levado cativo o Egito e Babilônia, e foi feito então copias desse manuscrito e enviados para ser lidos onde quer que o povo se encontrasse.
Sião desolada
Sião foi desolada por o próprio povo provocou isso por causa de seus pecados.
Ira de Deus
Uma cidade sob os cuidados de Deus veio a cair. Talvez essa seja maior dor de Jeremias.
Cidade comparada e beleza com as grande metrópoles da época (Teba, Nínive; Mendis, Etc)
Cidade perfeita em formosura, agora serve de zombaria para os que passam pelos caminhos, e até batem palmas sobre ela.
A Ira de Deus, é a reação da Santiudade de Deus sobre o pecado, mas sobre o pecador.
A ira de Deus, se aplica em Deus mudando de posição em relação ao homem, mas não abandonando o mesmo.
Quando usamos o termo que Deus aplica sua ira contra os que escarnecem seu nome, estamos aplicando diretamente sobre o pecado, e nunca sobre o pecador, embora que as conseqüências são inevitáveis.
Aflição de Jeremias
No capitulo 3 Jeremias deixa transparecer que parece que Deus se esqueceu dele não ouvido as suas orações.
Os sofrimentos provenientes do cerco
- Os anciões e filha de Jerusalém, sentados no chão se lastimando.
- Filhos que desfalecem de fome a entrada de todas as ruas
- A língua do que mama fica pegada ao seu paladar;
A mensagem de Jeremias
Baseia em três fatos importantes:
- O Senhor ensina e purifica através dessa aflição.
- Quando o povo realmente se arrependerem, Deus o libertará e não mais permitira o cativeiro.
- Finalmente Deus castigará seus inimigos, e fará com eles como fez com outros povos.
CONCLUSÃO
Jeremias foi um profeta que viu a aflição do seu povo no seu tempo. Ele viu e sofreu a dor de um povo eleito, de uma cidade formosa, bem edifica e cercado de montes, mas nada disso foi suficiente para impedir o juízo divino, pois não leva em conta isso, sendo ele dono e criador de tudo. Para Deus o que tem valor e a obediência e a santidade do homem.
Tenham todos uma boa aula:
Jaime Bergamim
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia pastoral
Pedagogo.