PRPFETA MAIORES 4ª AULA - LIVRO DE EZEQUIEL
O PROFETA MAIORES – 4ª LIÇÃO – LIVRO DE EZEQUIEL
INTROUÇÃO
Divisão do Livro de Ezequiel
- A Glória de Deus aparece (Ez 1-3)
- A Glória de Deus se retida (Ez. 4-24)
A Predição da destruição de Jerusalém (Ez. 1-24)
- Profecias concernente as nações (Ez. 25-32)
O cerco de Jerusalém e profecias contra as sete nações
- A glória de Deus retorna (Ez. (33-48)
Predição da restauração do novo tempo e de uma nova Jerusalém
ESTUDANDO O LIVRO
Ezequiel tinha aproximadamente 25anos de idade, quando foi capturado e levado para a Babilônia, na segunda leva.
Um total de dez mil judeus, constituído na maioria de artífices, lideres e militares que ocupavam o posto de importância foram levados para a Babilônia.
O tempo de Ezequiel foi tenebroso, sete anos que precedeu a destruição de Jerusalém (593-586 a.C.). Possivelmente seu livro terminou em 570 a.C.
Aos 5 anos Ezequiel estava se preparando para o ministério sacerdotal quando foi levado cativo.
Cinco anos após ser levado para o cativeiro, ele recebeu chamado para profeta, sendo que profetizou em torno de 25 anos.
Ezequiel e Daniel foram contemporâneo de Jeremias.
Ezequiel rinha 17 anos quando Daniel foi levado cativo, praticamente os dois eram da mesma idade.
Certamente eles foram influenciado por Jeremias, sendo o profeta mais velho de Jerusalém,
Livro de Daniel é bem organizado e se divide em quatro seções:
1. Seção introdutória – (Ez. 1-3).
Registra a visão que ele teve da gloria no seu trono, e o encargo divino para o ministério de profeta.
2. Seção (Ez 4-24)
A gloria de Deus saindo do Templo e a iminente destruição do mesmo. Essa seção é assinalada por parábolas e sinais e descreve a destruição de Jerusalém.
Fala do juízo vindouro e inevitável.
Fala da falsa esperança e aconselha o povo aceitar o juízo divino.
3. Seção ( Ez. 25-32)
Foram escritos durante o sitio de Jerusalém, período em que Ez deixa de falar aos judeus que ignoraram seus ensinamentos, e passa descrever sobre o futuro das nações ao redor de Israel – Total de sete Nações, e tiro em especial.
4. Seção (Ez. 33-48)
Suas profecias muda de tom, passando para conforto e esperança futura, que vem representada pelo vales de ossos secos.
Ez. 36.26 “Vos darei um coração novo, porem dentro voz um espírito novo..”
Ez. 37.14 “Porem em vós o meu Espírito, e vos porei na vossa terra..”
Também, é profetizado sobre a restauração do Templo e do Santuário
Ez. 43.4 “A gloria do Senhor entrou no Templo pelo caminho da porta, cuja face estava para o oriente”
Por fim o livro termina com predições escatológicas, sobre o tempo e a cidade de Jerusalém
O PROPÓSITO DO LIVRO
- Entrega a mensagem divina do juízo, aos apostatas de Judá e Jerusalém, as sete nações estrangeira.
- Conservar a fé do remanescente fiel a Deus no exilo, mediante o concerto e a gloria final do reino de Deus.
AUTOR
Autoria exclusiva de Ezequiel, da-se pelo estilo lingüístico, e o estilo da escrita total do livro, bem como o pronome pessoal “eu” que é empregado praticamente em quase todos os capítulos.
- A escola Shammai (Escola Rabina conservadora, enquanto que Heliel era mais liberal) considera o livro de Ezequiel como apócrifo, sobre base doutrinaria, que segundo essa escola contradiz a lei de Mosaica.
- Isso colocou em duvida quanto a autoria do livro, chegando ao pondo de afirmar que um pseudoprofeta usara o seu nome para dar maior prestigio ao livro.
- Até 1924 o livro escapou das criticas, mas a partir daí começou a investigações sem fundamento. Gustavo Hoelscher, só pode encontrar 170 versículos que considerava genuinamente de Ezequiel, no entanto esse julgamento não foi apoiado.
- Sua canonicidade foi estabelecida desde a antiguidade pelas autoridades judaicas, e sendo confirmada pelas autoridades cristã.
DATA
Possivelmente tenha sido começado em 593 a.C. lá pelo mês de Julho deste ano, tendo prosseguido até abril de 571 a.C.
Outras Datas (extra lição).
Outros fornecem datas que vão dede 691 a.C. a 230 a.C., praticamente impossível devido ao fato que Ben Siraque (Eclesiástico 49.8) cita Ezequiel da seguinte forma:
“Ezequiel teve a visão da Glória que o Senhor mostrou-lhe, sobre os carros dos querubins”.
CARACTERISTICA ESPECIAL DO LIVRO
- Conceito específico de Deus em suas profecias, expressão da revelação profética de Deus.
- Um livro cuidadosamente organizado em data em quase todo o seu conteúdo.
- Duas frase especifica aparece do ao fim do livro
- Então saberão que sou Deus – 65 ocorrências com suas variantes
- A Glória do Senhor – 19 ocorrências com suas variante
As demais características ver no livro texto, pois estão bem claras.
O LIVRO DE EZEQUIEL ANTES O NOVO TESTAMENTO
Ezequiel prefigura com o Novo Testamento:
Ele fala da restauração futura de Israel, não somente física, mas espiritual, principalmente quando a glória retorna para o tempo novamente. Esse evento está mais relacionado com milênio quando Israel será realmente a nação restaurada por Deus, e sua glória estará novamente no templo.
Ezequiel ensinou que cada pessoa é responsável pelo seu pecado, e ensinou que Deus exige de seus adoradores uma vida dedicada a Ele.
VISÃO DA GLÓRIA DE DEUS (1.1-28)
Essa visão Ezequiel recebeu junto ao Rio Quebar.
- Quatro animais – Animais com semelhança de homem
- O Espírito – Movimentava a figura de animais
- Brasas de fogo ardente – Presença da santidade de Deus
- O aspecto das rodas – Aspecto da sabedoria de Deus, sua onisciência, onipresença e onipotência. (seus atributos)
- A semelhança de um homem – uma espécie de revelação teofânica, porém de espécie humana que prefigura a pessoa de Jesus e sua revelação a humanidade.
O MINISTÉRIO DA PALAVRA PROFETICA
Deus o chama de filho do homem – humanidade e fragilidade do profeta.
Ezequiel ficou revestido de poder – Só assim, suportaria a perseguição e
forma como seria tratado.
Um livro para comer – A mensagem é entre em forma de um livro que lhe é dado a comer.
Não falar suas próprias idéias – Algumas vezes Deus lhe empoará silencio.
SINAIS PROFETICOS DO JUIZO DIVINO
Assadeira – Uma referencia as forças babilônicas
Dias deitado sobre seu lado – Corresponde aos anos de pecado de Israel.
- 390 anos para Israel – Período da monarquia de Salomão a queda de Jerusalém.
- 40 anos atribuídos a Judá.
Comida por medida –
Ez. 40.10 – Comida que há de comer – 20 ciclos cada dia ( Um pão de 200 Grama) cada dia.
Ez. 4.11 – Água por medida – sexta parte de um him ( cerca de 1 lt de água).
Cabeça rapada – Cabelo divido para simbolizar o destino da não.
MENSAGEM PROFETICA DO JUIZO VINDOURO
Ver restante no livro texto para melhor esclarecimento